Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conferência Regional de Juventude reúne centenas de jovens em Iperó



A escola municipal Dona Elisa Moreira dos Santos,em Iperó, sediou nos dias 14 e 15 de outubro a 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude. O evento reuniu mais de 150 jovens de dez municípios e definiu 130 delegados que vão representar a região de Sorocaba na Conferência Estadual, que acontece de 4 a 6 de novembro no Guarujá. O encontro definiu também os delegados que vão representar Boituva.

A abertura, na sexta-feira à noite, contou com a presença da Coordenadora Estadual de Juventude, Andréia Quércia. Participaram também a Secretaria de Juventude de Sorocaba, Edith Di Giorgi, o vice-prefeito, Vanderlei Polizeli e o presidente da Câmara, Francisco Coutinho.

O encontro teve como objetivo debater propostas de formulação de políticas públicas para juventude baseadas em um texto base organizado pela Secretaria Nacional de Juventude. O texto foi alterado em todas as etapas municipais ocorridas nos municípios participantes e novamente alterado durante a conferência na escola Elisa.

Iperó foi escolhida como sede da conferência em decorrência da infra-estrutura que ofereceu para a realização do evento. Dois contêineres foram instalados na unidade escolar para receber as delegações da região. As salas de aula foram adaptadas e funcionaram como alojamentos para os jovens dormirem. Houve alimentação nos dois dias.

“Abrimos nossas portas com muita alegria para esse tipo de debate. Consideramos muito importante a mobilização dos jovens na articulação e consolidação dos seus direitos”, disse o prefeito Marco Antonio Vieira de Campos. No total, 15 delegados representaram Iperó na conferência.



O município foi destaque também em decorrência do empenho apresentando em promover as políticas públicas de juventude. A Câmara de Vereadores havia aprovado naquela semana projetos de lei da prefeitura, incluindo o termo “juventude” na lei orgânica do município e aprovando a criação do Conselho Municipal de Juventude.

O projeto de lei que criava um cargo específico na estrutura do poder executivo de assessoria especial de juventude foi reprovado por seis votos contra dois. A ação dos vereadores de Iperó foi contestada pelos jovens na conferência e ganhou uma moção oficial de repúdio.

Lunos

A ONG Lunos, que trabalha educomunicação com jovens da rede pública de ensino de Boituva e Iperó, realizou a cobertura jornalística do evento. Nos dois dias de conferência, um programa de rádio e um jornal foram confeccionados com apoio da jornalista Miriam Bonora dos Santos e do designer Renato Melaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário