Páginas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ou cede ou leva bala: lacunas de uma juventude infantil

 
Não têm escolha: ou cedem ou, de forma lenta e trágica, levam bala!
 
 
Ou cede ou leva bala. Com essa frase, Ruy Castro iniciou seu artigo no dia 22 de outubro de 2008 no jornal Folha de São Paulo. O texto, especificamente, abordava a questão do temperamento intolerante da juventude brasileira. Chamou-me a atenção, e resolvi ler até o final. Dado o impacto da reflexão, cheguei a levar o texto para uma leitura compartilhada com a minha turma do 2º semestre de Jornalismo na Universidade de Sorocaba.

Castro citou três casos, que estavam em ebulição fervorosa na mídia regional e nacional naquela época. O primeiro foi aquele que se tornou um mantra no país: caso Eloá. O relato informou sobre o seqüestro de mais de 100 horas que o jovem Lindemberg Farias, de 22 anos, empreendeu contra a ex-namorada, Eloá Cristina, de 15 anos em Santo André, no ABC paulista. Ao final do enredo, numa invasão confusa da polícia, matou a garota com um tiro na cabeça. O motivo da trama: Eloá não aceitava reatar o namoro.

Num domingo daquela mesma semana, aqui perto, em Sorocaba, mais um crime ao mesmo estilo com um jovem protagonizando uma tragédia. Daniel de Souza, 22, invadiu a casa da ex-namorada, Camilia Araújo, de 16 anos e a matou com um tiro na cabeça. O casal tinha um filho de um ano e meio que presenciou o assassinato brutal. O motivo foi o mesmo: recusa da moça em restabelecer o relacionamento.

Ainda nas citações de casos do artigo, o motorista Roberto Costa Júnior, jovem de 28 anos de idade, discutiu com seu patrão, o empresário Arthur Sendas, de 73. Por não ter sua reivindicação aceita (na época, a tese mais defendida era uma questão salarial), sacou uma pistola e com um tiro atingiu a cabeça de Sendas. O jovem assassino fugiu, e entregou-se à polícia no dia seguinte.

Para último exemplo, e chegando próximo a nossa contemporaneidade, há um relato chocante envolvendo outro jovem. Desta vez, um adolescente de 16 anos de idade. O caso aconteceu no dia 11 de abril num bairro nobre de Pirassununga, no interior de São Paulo. O adolescente matou a avó, de 65 anos de idade, com cinco facadas. O motivo da revolta do adolescente: a avó teria pedido para o garoto, que já havia repetido um ano na escola, desligar o vídeo-game, do qual o menino praticamente não se desligava.

O autor do artigo, a época, observou os acontecimentos com uma frase impactante: "É impressionante como, há tempos, no Brasil, os jovens não admitem ser contrariados. Quando querem alguma coisa, não enxergam o lado da outra parte e não lhe dão escolha: ou este cede ou leva bala, quase sempre na cabeça, para não haver dúvida"

No caso do adolescente de Pirassununga, a polícia encontrou jogos violentos ao lado do vídeo-game. No caso Eloá e no de Sorocaba, a passionalidade tomou proporção doentia e resultou em tragédia. No caso Sendas, a questão de maior ganho salarial gerou o homicídio. Quantos estopins...
 
 
Mas espera lá... Estopim para que mesmo?
 
Mas espera lá... Estopim para que mesmo? Para uma conversa de acertos? Para um diálogo de análise de possibilidades? Ou ainda, para uma reivindicação trabalhista ou judicial? Não! Estopins para assassinatos, crimes bárbaros praticados por jovens.

Quais os possíveis motivos? A facilidade do acesso as armas? Desarranjos psicológicos? Crise existencial? Com ou sem respostas, o fato é que os jovens estão cada vez mais intolerantes, acostumando-se a achar normal resolver tudo pela força: seja a bruta, a física ou ainda a emocional.

Com a estrutura familiar cada vez mais deteriorada, a transmissão de valores básicos para a vida em comunidade como o respeito, por exemplo, está alarmantemente desaparecendo. Os jovens, pressionados pelo sistema cada vez mais veloz, que exige cada vez mais resultados moldados no aparente sucesso imediato, querem a resolução de suas exigências em velocidade praticamente instantânea.

Nos casos extremos, atormentam seus alvos até levá-los a extenuação, objetivando alcançar seu objetivo. Nesse jogo, não existe a lógica da análise ou observação sobre se é certo ou correto aquela vontade. Falar na parada pare reflexão, então, é quase uma utopia...

Infelizmente, a conduta imatura, imediatista e, por que não dizer birrenta e infantilizada, tem gerado lacunas estruturais gravíssimas no cerne dos jovens brasileiros.

Em muitos casos, esse comportamento contribui para a construção de adultos rebeldes e cada vez mais mimados, desprendidos da realidade e sem noções mínimas de respeito ao próximo. Em diversos outros, o extremo chega ao colapso das pessoas ao redor não terem escolha: ou cedem ou, de forma lenta e trágica, levam bala!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Jovens de toda região dão espetáculo no 2º Boitudança


Sutileza, simpatia e harmonia foram as marcas do 2º Boitudança


Dezenas de jovens de Boituva e região proporcionaram belíssimos espetáculos nas noites de sexta-feira e sábado, 13 e 14 de abril, na 2ª edição do evento Boitudança. Toda atividade aconteceu no palco do auditório da FIB/UNIESP. Nos dois dias da mostra, todos os 400 lugares do espaço foram ocupados por amigos, familiares e convidados. O evento foi organizado pela Secretaria de Eventos, Turismo, Esportes e Cultura, com apoio da Oficina Municipal de Artes.

Dança do Ventre e Street Dance garantiram a beleza e entusiasmo dos espetáculos


Além das apresentações de academias de Boituva, dezenas de projetos e academias de toda região também se apresentaram. Todos estilos foram exibidos em diversas faixas etárias. Ao final de cada noite de apresentação, cada um dos participantes recebeu um certificado. Um troféu foi entregue para cada academia e projeto que se apresentou. Como no ano passado, todo evento foi muito bem organizado. Desde as coreografias a escolha dos temas, as mostras foram agradáveis e arrancaram aplausos e mais aplausos do público.  O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza todo o evento e acredita na importância da difusão da cultura para uma melhor formação da nossa juventude!!!


Minha amiga Gabriela, do Grupo Fama, momentos antes da apresentação da coreografia JAI-HO



Andrezza Andrade e Clau com o certificado após 2 apresentações na FIB



Os garotos do Street Dance protagonizaram uma das apresentações mais aplaudidas no sábado



Graciosidade e Leveza na última apresentação da sexta-feira

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jovens encenam "A Paixão de Cristo" na sexta-feira


Ensaios entram na reta final para estar tudo da melhor forma possível na sexta-feira

Dezenas de jovens de Boituva estão em ritmo final de preparação para um grande evento cultural. Nessa sexta-feira santa, 6 de abril, o núcleo Artefato da Associação Cidadão do Amanhã encena “A Paixão  de Cristo”. O teatro vai envolver mais de 50 pessoas, entre atores e produção técnica. A peça será apresentada por volta das 21:30 horas, no espaço cultural “Solange Fregone”, ao lado da rodoviária. 

A encenação vai acontecer logo após a procissão do senhor morto, que deve reunir centenas de fiéis boituvenses. A data marca uma passagem – a morte de Jesus Cristo, que está inserida dentro da maior celebração da igreja católica: a ressurreição na Páscoa.

Grupo El Shadai fará teatro na missa das 15 horas na Matriz

Nesse ano, a pela vai enfocar a temática dos milagres realizados por Cristo, contando a história da menina Andressa, que deseja que um milagre aconteça em sua vida.

O blog JUVENTUDE BOITUVA acompanhou o penúltimo final de semana de ensaios dos grupos de jovens. Na parte da tarde na Igreja da Matriz, as 15 horas, haverá uma missa com encenação após a homilia realizada pelo grupos de jovens EL-SHADAI. Desejamos sorte a todos, na certeza de mais um belo espetáculo em Boituva!










VITÓRIA DOS JOVENS: Moretti empossa Grêmio Estudantil


VOZ ATIVA: chapa recebeu 324 votos e vai cumprir mandato de um ano


A Escola Estadual João Moretti realizou na manhã dessa quarta-feira, 04 de abril, a posse do Grêmio Estudantil. A chapa vencedora, VOZ ATIVA, teve 324 votos num universo de 616 votos. Em segundo lugar, ficou a chapa RENOVAÇÃO, com 132 votos. Seguindo, em terceiro ficaram os jovens da chapa ATITUDE ESTUDANTIL, com 85 votos e, por fim, a chapa JOVENS DE ATITUDE com 9 votos.

A posse foi organizada após um longo trabalho de mais de um mês junto aos mais de 800 estudantes da escola. A composição do grêmio foi realizada numa parceria da direção da unidade escolar com os membros do Projeto LUNOS de Educomunicação.

Rodrigo Calzzetta: "melhorando a vida do jovem de Boituva, melhoramos a vida do jovem do Brasil"

Durante esse período, foram feitos trabalhos sala a sala nos períodos da manhã, tarde e noite, explicando a todos os estudantes a importância e funcionamentos da fundação, eleição e trabalho do Grêmio Estudantil.

Na posse de hoje, Rodrigo Calzzetta Freire, Diretor de Comunicação do LUNOS fez uma apresentação com fotos com um histórico dos trabalhos realizados com a juventude de Boituva desde junho do ano passado. Depois, falou sobre a importância daquele momento.

“O jovem de Boituva tem escrito páginas importantes da história da cidade. Seja nesse momento histórico de hoje, seja através dos trabalhos do Fórum Municipal de Juventude, estamos mostrando que o jovem tem muito potencial para promover grandes transformações sociais. Melhorando a vida do jovem de Boituva, melhoramos a vida do jovem do Brasil”, disse Rodrigo Calzzetta.

O presidente Wedisley assina a ata de posse com a coordenadora Rosângela Campos

Depois, a coordenadora da escola, professora Rosângela Campos fez o anúncio oficial do resultado das eleições. A chapa vencedora prosseguiu daí com a assinatura da ata de posse da diretoria, que fará mandato de um ano.
Após o momento solene, o Diretor Presidente do Projeto LUNOS, Luiz Carlos Paes Vieira, falou sobre a importância dessa parceria. “Esse é um dos eixos principais da atuação de uma escola: integrar seus professores, estudantes, família e comunidade em geral. É isso que viemos fazer aqui. Promover a troca de conhecimentos para que juntos chegássemos a esse momento tão importante na história de Boituva”, disse Luiz Carlos.

O Presidente do LUNOS, Luiz Carlos, fala sobre a importância história da solenidade

Após fala da professora Isabel Conforttini, que auxiliou integralmente a composição do grêmio, a diretora da escola, Claudinice Rocha Primo, encerrou a solenidade de posse destacando a importância e a conquista dos estudantes com toda a mobilização pela qual a escola passou nas últimas semanas.

O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza com muito orgulho todos estes jovens, que fizeram questão de arregaçar as mangas e ir para a luta por seus direitos e pela melhoria de vida, na sua escola e na sua cidade!

A diretora Claudinice observa assinatura da ata de posse de Diretora do Grêmio


Confira o nome dos integrantes da chapa VOZ ATIVA

Presidente: Wedisley 2º C- manhã
Vice-Presidente: Andrezza Andrade 3ºB- manhã
Secretário Geral:Patrícia Leite 3ºB - manhã
2º Secretário:Jaine 2ºC - manha
Tesoureiro: Getulio Monteiro Ribeiro 3º B - Manha
Diretor de Assuntos Comunitários: Bruno Leonardo Quintella Holtz Calegare 2ºA- ma.
Diretor Social: Ravenna Oliveira 3ºB- manha
Diretor de Comunicação: Rafael Navarro Santos 2º C- manhã
Diretor de Esporte: Natasha Azevedo 3º C- manhã
Diretor de Cultura: Angelica Medeiros de Araújo 3ºG- noite
Direto de Saúde/Meio Ambiente: Amanda Martins 3º B- manhã


O presidente da chapa VOZ ATIVA, Wedisley do 2º ano C, discursa para os estudantes


Lucas Lima presidiu o brilhante e empenhado trabalho de toda Comissão Eleitoral

Em fevereiro, todas as classes da escola foram visitadas para explicações

A Assembléia Geral de Fundação reuniu mais de 50 estudantes em 02 de março

Divulgação em sala e explicação do funcionamento do Grêmio

Galera após a posse hoje de manhã no pátio da Escola João Moretti

terça-feira, 3 de abril de 2012

JOÃO MORETTI finaliza apuração dos votos do Grêmio

Comissão eleitoral, representantes do Projeto Lunos e direção escolar após a apuração dos votos


A Comissão Eleitoral do processo eletivo do Grêmio Estudantil da escola estadual João Moretti concluiu na tarde dessa terça-feira, 3 de abril, a apuração dos votos válidos. Após mais de um mês de trabalho intenso com todos os estudantes e 4 chapas concorrentes, os membros da VOZ ATIVA foram os vencedores da disputa.

A divulgação oficial dos números e a posse da nova diretoria irá acontecer na manhã dessa quarta-feira, 04 de abril. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza toda direção escolar que promoveu um processo democrático, eficiente e participativo. Parabeniza também as 4 chapas pela coragem em defender suas idéias buscando a melhoria da escola e da cidade em geral. A juventude boituvense ganha muito com essa conquista! AVANTE!


A apuração aconteceu agora a tarde no pátio da escola


Professora Isabel e Luiz Carlos, do Lunos, auxiliam a Comissão Eleitoral a contabilizar os votos
 

Mobilização juvenil é tema da 8ª reunião do FMJB


Dezenas de jovens participaram da 8ª reunião na Câmara de Vereadores

O Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB) realizou no sábado, 31 de março, sua 8ª reunião. O tema do encontro foi a mobilização juvenil nas escolas e o combate a apatia dos jovens na cidade. O assunto dos debates foi escolhido em decorrência da intensa movimentação estudantil que acontece desde o início de março na Escola Estadual João Moretti, onde os estudantes estão se mobilizando para a formação do grêmio estudantil.

A reunião teve início por volta das 14 horas na Câmara Municipal. Dezenas de pessoas compareceram, com grande participação de jovens e adolescentes. O Diretor de Oficinas do Projeto Lunos, Luciano Frontelle, iniciou os trabalhos falando sobre a experiência na organização de mais de 40 grêmios estudantis durante sua atuação com vice-presidente do Conselho Municipal do Jovem em Sorocaba.


Rodrigo conversa com Duda, Aline e Vinícius, do grêmio estudantil da escola Esmeralda

Depois, Luiz Carlos traçou um panorama sobre a participação dos jovens e suas diferenças e semelhanças nos últimos anos. Ao final das palestras, os jovens integrantes do Grêmio Estudantil da escola municipal Professora Esmeralda Bertolli Labronici, que haviam sido empossados há uma semana, falaram sobre a experiência do órgão na escola.

Após isso, representantes das chapas que concorrem a diretoria do grêmio na escola João Moretti falaram das suas experiências com elaboração de projeto de governo e campanha eleitoral na escola.

O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza todos os membros do Fórum Municipal de Juventude que cada dia mais tem aumentando a atuação desse espaço, debatendo e opinando sobre temas importantes para a juventude boituvense. É com  muito orgulho que notamos dia a dia a diferença que fazemos, saindo das nossas casas e da teoria para colocar em prática o que queremos para nossas vidas!





 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Escola João Moretti realiza votação para diretoria do Grêmio

A estudante Ana Flávia, do 2º D, com a cédula de votação momentos antes da votação
Os mais de 800 estudantes dos períodos da manhã, tarde e noite da Escola Estadual João Moretti estão realizando hoje, dia 02 de abril, a eleição da diretoria do Grêmio Estudantil.
As chapas ‘Renovação’, ‘Jovens de Atitude’, ‘Voz Ativa’ e ‘Atitude Estudantil’ desenvolveram a campanha eleitoral na semana passada, com trabalhos expositivos de sala em sala e agora disputam a maioria dos votos para administrar a gestão de um ano.

A votação através de cédulas está sendo realizada nos períodos da manhã, da tarde e da noite. A apuração acontece já nessa terça-feira e a posse na quarta-feira. O trabalho é decorrência de uma parceria da escola com o Projeto Lunos, que auxiliou na articulação com os estudantes e fundação do grêmio.
Estudante deposita cédula em urna: mobilização estudantil

 
O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza mais uma vez esse grande exemplo de mobilização de jovens em nossa cidade, numa ação que desenvolveu o conhecimento prático da defesa de idéias e lutas por melhorias dentro da escola e da cidade!

Andressa Caldana, da Comissão Eleitoral, auxilia estudantes na assinatura das listas de votação


Hora da decisão: estudantes votam nas quatro chapas concorrentes a diretoria

Jovens de Boituva participam de palestra em Sorocaba


Palestrantes que falaram sobre Juventude no evento em Sorocaba

Membros do Fórum Municipal de Juventude (FMJB) participaram na noite da sexta-feira, 30 de março, de reunião com jovens organizada pelos partidos PSD e PT do B de Sorocaba.  O evento foi realizado na Zona Norte da cidade vizinha, com a participação de lideranças regionais e representantes de municípios e segmentos da sociedade.

No evento, pudemos falar sobre as experiências de mobilização com jovens aqui em Boituva e nossa participação como delegado na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Juventude, que aconteceu em dezembro em Brasília. Também foi falado sobre o Estatuto da Juventude e seus avanços para os jovens do Brasil.

Um dos destaques da palestra foi a exposição da importância do trabalho realizado pela Deputada Federal Manuela D´ávilla, do PC do B. Relatora do Estatuto de Juventude na Câmara dos Deptuados, é uma das maiores lideranças femininas e jovens de todo o planeta.
Eu com a Tainá Fogaça e Luiz Carlos, após palestra que abordou alguns dos trabalhos com jovens em Boituva


O Estatuto da Juventude foi um dos principais temas abordados



Marcela Albuquerque, da cidade de Buri: com 22 anos, é a vereadora mais jovem do Estado de São Paulo






Pitty e Paralamas do Sucesso encantam em Sorocaba


Luiz Carlos, Talita, Leandra eu e a Aliene curtindo o show em Sorocaba

Sábado de música e som de boa qualidade no Parque das Águas em Sorocaba! Hebert Vianna comandou os Paralamas do Sucesso em quase duas horas de show para milhares de pessoas de toda região. O evento foi organizado num dia de diversas atividades culturais promovidas pelo projeto Toyota Trilhas da Natureza.

Durante o show, um momento todo especial enlouqueceu a galera que acompanhava o evento: a cantora baiana Pitty realizou uma participação pra lá de especial. Em vinte minutos no palco, cantou duas músicas com os Paralamas. Depois, emendou dois mega sucessos: o primeiro foi a música “Dançando”, que compõe o projeto paralelo Agridoce. Depois, o som ficou mais agitado com a trilha de “Me Adora”.

O show, inteiramente gratuito, foi muito bom. Em noite de céu limpo, com clima ameno e agradável, Pitty e Paralamas encerraram um dia de muito teatro, orquestra, musica instrumental, exposição e diversos jogos! Galera de Boituva compareceu em peso para prestigiar...

Hebert Vianna cantou e encantou com músicas românticas em Sorocaba



 
"Dançando" e "Me Adora" fizeram o público ovacionar a cantora PITTY