Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FIB - Ser ou não ser: eis a questão?


Ainda há uma luz de esperança para que a FIB continue funcionando em nossa cidade

"Ser ou não ser: eis a questão?" - A frase, de autoria do escritor inglês Willian Shakespeare, perpassa os séculos do nosso planeta representando a dúvida filosófica sobre qual é a real essência do ser humano.

O trecho, um dos mais famosos na história da literatura mundial, pode ser perfeitamente utilizado numa adaptação sobre os destinos que toma atualmente o campus da FIB - Faculdades Integradas de Boituva. Destino, deixe-se esclarecido, não só de uma história de mais de uma década, mas também dos mais de 500 universitários que hoje estão matriculados nos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia.

Ser ou não ser? Há cerca de um mês, foi ventilada a transação que resultaria na transferência da administração da faculdade boituvense para o Grupo Educacional Uniesp. O cisma da desconfiança em nossa cidade, porém, já vinha se arrastando há pelo menos seis meses.

HISTÓRIA DE UMA DÉCADA: centenas de profissionais boituvenses se formaram  na FIB

Nesse período, inúmeros foram os boatos circulados de que a FIB não andava bem das pernas. Em 2009, as informações desencontradas ganharam força quando o Grupo Petrópolis hipoteticamente teria intervido de forma decisiva no gerenciamento do campus, impedindo o fechamento imediato dos cursos de graduação.

Depois disso, um mantenedor decidiu empreender uma nova tentativa para impedir que a faculdade fechasse. Em especial do meio do ano de 2011 para cá, a situação ficou complicada. A faculdade por si já possuía uma dívida (milionária segundo fontes). Havia relatos de problemas e atrasos nos pagamentos de professores, fornecedores e demais colaboradores.

Com o agravamento do quadro, a solução possível pela mantenedora é o repasse da estrutura administrativa para um novo grupo, evitando novamente o colapso total.

Diversas empreitadas do setor privado impediram que a FIB ficasse vazia até hoje

Porém, ainda há muita névoa por ser dissipada. O novo grupo ainda não se declarou oficial e publicamente sobre a situação atual dos cursos. O medo de que fechassem no meio do semestre letivo foi generalizado. Sem informações concretas, uma série de universitários buscou o processo de transferências. Aborrecimentos, dissabores, frustrações... Nessa etapa, novos entraves emaranhavam o sonho com contornos de pesadelo.

A administração do novo grupo informou que vai realizar uma audiência no Centro de Eventos nesta terça-feira, as 19:30 horas. O objetivo do encontro é esclarecer todas as dúvidas dos universitários que ainda se encontram matriculados e da sociedade em geral. A FIB foi fundada no ano de 2.000, traduzindo em realidade um grande sonho do educador Olávo Lázaro Munhoz de Soares: proporcionar acesso ao Ensino Superior de qualidade aos boituvenses.

O campus chegou a ter mais de 1.200 universitários matriculados. Hoje, o raio-x da FIB apresenta um futuro envolto em dúvida, bem longe da potência que foi há alguns anos.

INTEGRAÇÃO: o auditório da FIB recebe também dezenas de eventos abertos a comunidade


Torçamos para que os ventos rumem o destino da nossa faculdade para um final feliz.

Estaremos nas primeiras filas da reunião de esclarecimento.

A torcida é pelo acesso seguro, com qualidade, ao ensino superior em Boituva. É isso que a juventude de Boituva espera, batalha e merece!

Educação, em qualquer nível e grau, é chave do desenvolvimento e do futuro sadio de nossos jovens.

Boa sorte FIB!






Nenhum comentário:

Postar um comentário