Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FIB - Ser ou não ser: eis a questão?


Ainda há uma luz de esperança para que a FIB continue funcionando em nossa cidade

"Ser ou não ser: eis a questão?" - A frase, de autoria do escritor inglês Willian Shakespeare, perpassa os séculos do nosso planeta representando a dúvida filosófica sobre qual é a real essência do ser humano.

O trecho, um dos mais famosos na história da literatura mundial, pode ser perfeitamente utilizado numa adaptação sobre os destinos que toma atualmente o campus da FIB - Faculdades Integradas de Boituva. Destino, deixe-se esclarecido, não só de uma história de mais de uma década, mas também dos mais de 500 universitários que hoje estão matriculados nos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia.

Ser ou não ser? Há cerca de um mês, foi ventilada a transação que resultaria na transferência da administração da faculdade boituvense para o Grupo Educacional Uniesp. O cisma da desconfiança em nossa cidade, porém, já vinha se arrastando há pelo menos seis meses.

HISTÓRIA DE UMA DÉCADA: centenas de profissionais boituvenses se formaram  na FIB

Nesse período, inúmeros foram os boatos circulados de que a FIB não andava bem das pernas. Em 2009, as informações desencontradas ganharam força quando o Grupo Petrópolis hipoteticamente teria intervido de forma decisiva no gerenciamento do campus, impedindo o fechamento imediato dos cursos de graduação.

Depois disso, um mantenedor decidiu empreender uma nova tentativa para impedir que a faculdade fechasse. Em especial do meio do ano de 2011 para cá, a situação ficou complicada. A faculdade por si já possuía uma dívida (milionária segundo fontes). Havia relatos de problemas e atrasos nos pagamentos de professores, fornecedores e demais colaboradores.

Com o agravamento do quadro, a solução possível pela mantenedora é o repasse da estrutura administrativa para um novo grupo, evitando novamente o colapso total.

Diversas empreitadas do setor privado impediram que a FIB ficasse vazia até hoje

Porém, ainda há muita névoa por ser dissipada. O novo grupo ainda não se declarou oficial e publicamente sobre a situação atual dos cursos. O medo de que fechassem no meio do semestre letivo foi generalizado. Sem informações concretas, uma série de universitários buscou o processo de transferências. Aborrecimentos, dissabores, frustrações... Nessa etapa, novos entraves emaranhavam o sonho com contornos de pesadelo.

A administração do novo grupo informou que vai realizar uma audiência no Centro de Eventos nesta terça-feira, as 19:30 horas. O objetivo do encontro é esclarecer todas as dúvidas dos universitários que ainda se encontram matriculados e da sociedade em geral. A FIB foi fundada no ano de 2.000, traduzindo em realidade um grande sonho do educador Olávo Lázaro Munhoz de Soares: proporcionar acesso ao Ensino Superior de qualidade aos boituvenses.

O campus chegou a ter mais de 1.200 universitários matriculados. Hoje, o raio-x da FIB apresenta um futuro envolto em dúvida, bem longe da potência que foi há alguns anos.

INTEGRAÇÃO: o auditório da FIB recebe também dezenas de eventos abertos a comunidade


Torçamos para que os ventos rumem o destino da nossa faculdade para um final feliz.

Estaremos nas primeiras filas da reunião de esclarecimento.

A torcida é pelo acesso seguro, com qualidade, ao ensino superior em Boituva. É isso que a juventude de Boituva espera, batalha e merece!

Educação, em qualquer nível e grau, é chave do desenvolvimento e do futuro sadio de nossos jovens.

Boa sorte FIB!






sábado, 21 de janeiro de 2012

Fórum de Juventude realiza 1ª reunião de 2012

Membros do Fórum de Juventude na reunião de hoje

O Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB) realizou na tarde deste sábado, 21 de janeiro, a primeira reunião de 2012. O encontro foi realizado com a finalidade de debater as sugestões para o projeto de lei em elaboração em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação sobre a regulamentação do reembolso do transporte universitário e escolar.

Uma minuta foi criada a pedido da prefeita Assunta Labronici, após sua participação em reunião do FMJB no dia 19 de dezembro, na Câmara Municipal de Boituva. As reinvindicações dos jovens boituvenses resultaram numa audiência pública para debater o tema. A audiência será realizada a partir das 19 horas desta segunda-feira, 23 de janeiro, na Câmara Municipal.

O encontro de hoje foi utilizado para que fossem tiradas as dúvidas dos membros do Fórum sobre como é o funcionamento de uma audiência pública, quais são seus objetivos e resultantes. Depois disso, foi feita leitura das propostas organizadas pelos jovens para alteração no projeto de lei atual.

Os objetivos de uma audiência pública foram tema do debate

O FMJB convida a todos a participarem da audiência pública para tratar sobre o assunto. A reunião acontece as 19 horas dessa segunda-feira, 23 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

Contamos com todos vocês!

Até lá!

Karina Marussi: um exemplo

Karina Marussi: um exemplo para a juventude de Boituva


Ninguém gosta da morte. Poucos estão estruturados para compreendê-la e, baseados nessa compreensão, aceitá-la.

De uma certa forma, quando a morte leva alguém idoso, nossos sentidos estão mais preparados, ou conformados, de que uma lei natural da própria vida foi cumprida. Agora, quando a morte chega para uma criança ou uma pessoa que está na flor da sua juventude, o impacto é muito mais desolador em nossos corações.

E foi esse impacto que tomou o município de Boituva na tarde desta sexta-feira, 20 de janeiro. Por volta das 16 horas, faleceu a querida amiga Karina Silva Marussi. No auge dos 21 anos de idade, sofreu um acidente automobilístico. A moto em que ela seguia, numa ultrapassagem, acabou colidindo contra um caminhão no início da rua Acácio Manoel da Silva Viana, no bairro da Vila Aparecida.

Como consequência da colisão, Karina caiu e foi atropelada. A morte foi instantânea. A dor e comoção, também.

Karina era fantástica. Cabelo claro, olhos brilhantes. Calma, sempre serena nos conselhos e conversas. Não era necessário ser tão próximo dela para ser tocado pela sua energia radiante. Sua graciosidade e simplicidade encantava a todos.


Fora essas características, inerentes a um ser humano de extrema leveza, tinha um talento incomum para o futebol. Especificamente dentro das quadras, desde criança já impressionava pela intimidade que tinha com o esporte. Dava gosto de ver ela jogar. Dava baile e deixava no chão muito marmanjo bom de bola na cidade.

Findou-se a vida para mais uma grande jovem de nossa cidade. Mais do que uma jovem qualquer: levou para dezenas de lugares o nome de nossa cidade, representando Boituva nas mais variadas competições pela região.

Alegria contagiante, numa das tantas vitórias representando Boituva no futsal


Karina estudou no mesmo período em que eu na Escola Municipal Professora Esmeralda. Lembro bem que alguns amigos comparavam seus traços aos da cantora Avril Lavigne (também magra, de olhos e cabelos claros). Estudamos juntos no auge do sucesso da cantora canadense.

Agora há pouco, fui no velório. Tristeza. O caixão, lacrado. Sobre ele uma foto. A imagem retratava exatamente Karina: bonita, talentosa, dedicada e esforçada. Partiu dessa vida uma jovem de nossa cidade. Com tantos sonhos e com tanto o que teria ainda pela frente. Partiu para cumprir uma outra missão, a qual não nos compete decidir. Apenas respeitar!

Esteja com Deus! Obrigado pelo que fez pela nossa cidade e o exemplo que deixou a nossa JUVENTUDE.

Saudades...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Lei de reembolso do transporte escolar

 A audiência pública será realizada na segunda-feira, 23 de janeiro, as 19 horas

Após diversas reuniões dos membros do Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB), da Secretaria de Educação e do gabinete da Prefeita Assunta Labronice, foi marcado dia e horário para realização da audiência pública que vai debater a nova lei que regulamenta o reembolso do transporte escolar em nossa cidade.

A data marcada é segunda-feira, 23 de janeiro. O horário, é 19 horas na Câmara Municipal de Vereadores.
Na pauta, estará uma minuta de projeto de lei para alterar a legislação, que foi criada há mais de 10 anos. A audiência públcia é resultado de diversos trabalhos empenhados pelos membros do Fórum Municipal de Juventude, que participaram de uma série de reuniões até chegar nesse momento de decisão!

Participe dessa audiência. É mais uma conquista importante da JUVENTUDE BOITUVENSE!

O início dos debates: prefeita Assunta participa de reunião do FMJB no dia 26 de novembro

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

VITÓRIA: Juventude protagoniza nova lei de reembolso escolar

Jovens e autoridades após reunião que sugeriu a nova lei no reembolso de transporte universitário

Vitória e Protagonismo. Essas são as duas palavras com as quais consigo definir o momento vivido hoje de manhã pelos jovens de Boituva. Membros do Fórum Municipal de Juventude estão conduzindo o processo de criação da nova lei para regulamentar o reembolso do transporte escolar em nossa cidade.

A juventude participou hoje no Paço Municipal de reunião com a Prefeita Assunta Labronici, com o Secretário de Educação, Márcio Marson e com o Chefe de Gabinete Nelson Dorighello. Na pauta, uma minuta de projeto de lei que altera a legislação que foi criada há mais de 10 anos, em 1998.

O projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores em breve visando otimizar o sistema de auxílio no pagamento de transporte para quem estuda ou faz faculdade em outras cidades

Os jovens coordenam o processo que resulta em nova lei sobre o reembolso escolar

Os jovens têm se mostrado sensível a esse problema. Todo começo de ano, os estudantes que necessitam desse auxílio enfrentam uma verdadeira maratona para reunir documentos e saber a porcentagem que têm direito no reembolso. Essas dores de cabeça devem ser em muito reduzidas após os trabalhos empenhados pelos membros do Fórum de Juventude.

Já em outubro, o tema foi pauta pela primeira vez em reunião com a Prefeita na Câmara Municipal. Agora, uma audiência pública está sendo marcada. A data, provavelmente, será no dia 23 de janeiro. A discussão será aberta a todos universitários que utilizam o benefício e a comunidade em geral.

Parabéns juventude de Boituva! Essa conquista é de todos!



Eduardo Soares e Edinéia Lima, durante a reunião na prefeitura hoje de manhã

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ano novo, novo LUNOS



Olha ae a moçada que concluiu a primeira turma do Projeto Lunos de Educomunicação. Essa semana, fizemos uma reunião para definir com essa galerinha, formada da primeira turma, as formas que eles vão auxiliar os novos jovens que ingressam no projeto no final deste mês. Com certeza, vão continuar aprendendo muito e fazendo a diferença ajudando a construir o conhecimento de novos participantes, que agora terao a chance que um dia eles tiveram. - www.lunos.com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Se liga, 16 !

SE LIGA, 16 !

    

As gêmeas boituvenses Karen e Camila Cubines, que completaram 16 anos em julho, deram um mega exemplo para a juventude da nossa cidade na tarde de ontem. Em pleno segundo dia útil de 2012, ano de eleições municipais, correram para o Cartório Eleitoral e tiraram seu título de eleitor. Parabéns pela iniciativa!