Páginas

sábado, 12 de maio de 2012

Juventude promove debates na I Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência no Centro de Eventos

Coordenadora Paola e os jovens da APAE, que apresentaram-se na abertura

O Centro de Eventos sediou na manhã deste sábado, 12 de maio, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade reuniu dezenas de pessoas para debater propostas que serão levadas a etapa estadual.  Entre os principais temas debatidos, a questão da conscientização foi um doss principais.  Atualmente, 15% da população possui algum tipo de deficiência. Em Boituva, o dado equivale a cerca de 8.000 pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, mental ou intelectual.

No início das interações, observei também na plenária que o poder público tem a obrigação de trabalhar para criar condições que aumentem a autonomia das pessoas com deficiência. Hoje em dia, em Boituva há dificuldade até mesmo dos deficientes se locomoverem pelas ruas da cidade. Evitem, a questão da acessibilidade é um problema de âmbito nacional, porém, pequenas melhorias fariam uma grande diferença em nosso município.

Os jovens da APAE apresentaram coreografia do professor Paulo Oliveira

Detalhe digno de se observar, achei um absurdo que dos nossos 9 vereadores de BOITUVA, só 1 participou da conferência. De 18 secretários, só 2 estiveram por lá. Juntando todos estes, pagamos em salários que sai do nosso imposto (leia-se bolso) mais de 1 milhão e 500 mil reais por ano. Dá pra mudar o que sem participação? Como vamos promover a mudança prática da nossa realidade se os principais agentes para sua execução não participam?


O jornalista Luiz Carlos com a Secretária de Ação Social, Cristina, com os jovens



Jovens participaram e debateram na manhã chuvosa no Centro de Eventos


O palestrante Paulo com a turma de jovens da APAE, que apresentou tango


Toninho, diretor da APAE de Boituva, e minha amiga, psicologa Maria Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário