Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Encontro de Jovens movimenta Missões Redentoristas

Eu e meu amigo Rondinele durante o Encontro de Jovens


Dezenas de jovens participaram de um grande encontro na tarde do sábado, 26 de maio, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no bairro De Lorenzi. Houve encenação de peça teatral, cânticos e uma série de conversas e reflexões sobre a vivência religiosa e o dia a dia da sociedade. O encontro teve duração de cerca de duas horas e mobilizou também crianças e adolescentes!



Adolescentes encenaram teatro durante o encontro de jovens

Terra Mater realiza Feira de Ciências e Humanas

Galera do Ens. Fundamental expondo "A Mitologia Grega"


O Colégio Terra Mater realizou na manhã do sábado, 26 de maio, mais uma edição da Feira de Ciências e Humanas. Centenas de crianças e adolescentes realizaram exposições de peças, experiências e mostras com interação com o público. A feira foi visitada por pais, amigos e pela comunidade em geral, que colaborou com o evento efetuando a doação de um litro de leite na entrada da Feira. Os espaços organizados pelo ensino fundamental, como a viagem pela mitologia grega e pelo ensino médio, com abordagens e filmagens de documentário, foram alguns dos destaques. Confira as fotos.

Luiz Carlos com os diretores Leda e Rubens do Terra Mater


Minhas primas lindas Larissa e Letícia

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lunos participa de Fórum Internacional de Juventude

Luiz Carlos, Jéssica, Rodrigo e Fagner rumo a Baixada Santista
 
O Projeto Lunos, que trabalha Educomunicação e Cidadania com os jovens de Boituva, participou nos dias 19 e 21 de maio da Semana de Juventude no município de Praia Grande, na Baixada Santista.  O Lunos realizou no sábado uma capacitação para mais de 100 universitário. Rodrigo Calzzetta Freire, Luiz Carlos e Luciano Frontelle falaram sobre combate ao bullying, violência nas escolas e cultura de paz. O trabalho é parte integrante do Projeto FOFA - Firmes Oportunidades, Felizes Adolescentes.

Luciano, Mariana, Luiz Carlos, Edson, Michel, Rodrigo e Edmundo

Na segunda-feira, os participantes do Lunos Fagner Sousa e Jéssica Mille integraram a mesa de debates do Fórum Internacional de Juventude, abordando os mesmos temas num evento que reuniu jovens de vários lugares do mundo através de uma video-conferência e mais de 200 jovens da Praia Grande.

Bate papo sobre Cultura de Paz com mais de 100 universitários da FALS


Jéssica e Fagner falando sobre o Lunos no Forum Internacional de Juventude

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Oficina do Lunos trabalha conceitos de Audiovisual

Galera na oficina de audiovisual do Projeto Lunos de Educomunicação


O Projeto Lunos, que trabalha educomunicação com jovens da rede pública de ensino de Boituva, realizou nesta quinta-feira uma oficina com de iniciação aos conceitos audiovisuais. Os adolescentes aprenderam a operar equipamentos profissionais de filmagem, como câmeras e microfones. Depois, desenvolveram um roteiro e storyboard para iniciar a gravação de um primeiro vídeo.

Jéssica, Natália, Ana e Duda durante gravação das primeiras cenas


O tema escolhido para ser trabalhado durante a oficina de audiovisual foi a acessibilidade, apontado pelos participantes como um dos graves problemas de Boituva. Após o aprendizado dos conceitos teóricos, houve a encenação de um trecho de 30 segundos, com roteiro, desenho, storyboard e filmagem produzidos exclusivamente pelos jovens participantes!


Luciano coordenando os trabalhos de filmagem no centro de Boituva



Joyce Cirino, da escola Esmeralda, desenha o storyboard do vídeo



VITÓRIA: CONQUISTAMOS NOSSO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE EM BOITUVA


Luiz Carlos e eu com a cópia da publicação da lei no Jornal Oficial da prefeitura

Agora é lei em Boituva. Após 1 ano de muita luta, trabalho e articulação foi publicada no jornal oficial da prefeitura de Boituva a lei que cria nosso Conselho Municipal de Juventude (COMJOV). O projeto foi solicitado e organizado por intermédio do Projeto LUNOS à prefeita Assunta Labronici, após a Conferência Municipal de Juventude, em setembro de 2011.

A publicação marca uma nova fase da juventude em nossa cidade. Depois da conferência, realizada no Grupão, os jovens boituvenses se mobilizaram. Foi criado o Fórum Municipal de Juventude, que organizou e mobilizou os jovens da cidade no debate de políticas públicas. Desde aquela época, conversamos com o poder público da nossa cidade a fim de sensibilizar sobre a importância da criação do Conselho, exigência dos mais de 200 participantes da conferência municipal.

Jovens de todas escolas e bairros se mobilizaram desde setembro para obter a conquista



A articulação ganhou força após a participação minha e de Luiz Carlos como delegados representando Boituva e o Estado de São Paulo na Conferência Nacional de Juventude, em dezembro do ano passado, em Brasília. O próximo passo é organizar a estrutura desse novo espaço de discussão e cidadania dos jovens boituvenses.

Em setembro de 2011, mais de 200 pessoas elegeram a criação do Conselho como prioridade


O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza a todos que tiveram participação na criação desse conselho. Mais do que uma conquista, essa lei marca uma nova fase para os jovens de Boituva que se organizaram e lutaram para transformar uma ideia em realidade! Viva os nossos direitos! Viva as nossas conquistas! Viva os jovens de Boituva!

Representando Boituva em Brasília, diálogo sobre Conselho de Juventude criou força

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Rotary Club aplica curso para jovens de Boituva

Jovens durante treinamento oferecido pelo Rotary Club de Boituva

O Rotary Club de Boituva está aplicando um curso com duração de 10 meses para jovens de Boituva. As atividades acontecem toda sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, na sede da RM Cursos Profissionalizantes. Os jovens recebem instruções nos módulos de Cálculo Técnico e Mecânico,  Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Metrologia. As aulas são aplicadas pelo professor Reinaldo Moretti e atendem jovens dos projetos do Instituto Ação Cidadão, Pró Jovem, Casa Abrigo, Renda Cidadã e Ação Jovem.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Guarda Juvenil encena peça em aniversário de igreja

Parte do elenco de jovens que realizou a peça de teatro no Planalto Country Clube


Os membros da Guarda Juvenil de Boituva encenaram uma peça de teatro no Planalto Country Clube na noite do domingo, 13 de maio. A apresentação aconteceu em comemoração ao 3º aniversário da Igreja Batista Renovada de Boituva que é apoiadora do Instituto Ação Cidadão. Houve também uma homenagem às dezenas de mães dos jovens, por causa do Dia das Mães. A peça teatral foi uma adaptação da obra "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza os jovens pelo espetáculo apresentado!


Luiz Carlos e Pastor Claudinei após a comemoração no Planalto


Jovens agradecendo ao público após apresentação

Bruno comemora 10 anos em festa no Vivendas do Parque

Os pais Adriana e Vladi com o aniversariante Bruno

No sábado, 12 de maio, foi comemorado o aniversário de 10 anos do nosso amigo Bruno Paquier Pieroni. A festa temática decorada com seu time favorito (e o meu também), São Paulo Futebol Clube, recebeu dezenas de convidados, entre amigos e familiares. A comemoração aconteceu no final da tarde, no salão social do condomínio Vivendas do Parque. Parabéns a mamãe Adriana e ao papai Vladi pela convite e organização da festa. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza o pequeno Bruno pela data, e deseja felicidades neste novo ciclo que se inicia em sua vida.

sábado, 12 de maio de 2012

Juventude promove debates na I Conferência Municipal das Pessoas com Deficiência no Centro de Eventos

Coordenadora Paola e os jovens da APAE, que apresentaram-se na abertura

O Centro de Eventos sediou na manhã deste sábado, 12 de maio, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A atividade reuniu dezenas de pessoas para debater propostas que serão levadas a etapa estadual.  Entre os principais temas debatidos, a questão da conscientização foi um doss principais.  Atualmente, 15% da população possui algum tipo de deficiência. Em Boituva, o dado equivale a cerca de 8.000 pessoas que possuam algum tipo de deficiência, seja ela física, mental ou intelectual.

No início das interações, observei também na plenária que o poder público tem a obrigação de trabalhar para criar condições que aumentem a autonomia das pessoas com deficiência. Hoje em dia, em Boituva há dificuldade até mesmo dos deficientes se locomoverem pelas ruas da cidade. Evitem, a questão da acessibilidade é um problema de âmbito nacional, porém, pequenas melhorias fariam uma grande diferença em nosso município.

Os jovens da APAE apresentaram coreografia do professor Paulo Oliveira

Detalhe digno de se observar, achei um absurdo que dos nossos 9 vereadores de BOITUVA, só 1 participou da conferência. De 18 secretários, só 2 estiveram por lá. Juntando todos estes, pagamos em salários que sai do nosso imposto (leia-se bolso) mais de 1 milhão e 500 mil reais por ano. Dá pra mudar o que sem participação? Como vamos promover a mudança prática da nossa realidade se os principais agentes para sua execução não participam?


O jornalista Luiz Carlos com a Secretária de Ação Social, Cristina, com os jovens



Jovens participaram e debateram na manhã chuvosa no Centro de Eventos


O palestrante Paulo com a turma de jovens da APAE, que apresentou tango


Toninho, diretor da APAE de Boituva, e minha amiga, psicologa Maria Cecília

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Terra Mater homenageia mães no Planalto Country Clube

Diretora Leda Maria e sua filha, profª Ledinha: organização e capricho nos detalhes

O Colégio Terra Mater realizou uma belíssima homenagem para as mães dos alunos de ensino infantil até o 5º ano na tarde dessa sexta-feira, 11 de maio. A festividade aconteceu no salão social do Planalto Country Clube. Os estudantes realizaram diversas apresentações musicais e culturais para mais de 100 mães que comparaceram a solenidade. Organização e elegância como de costume nos eventos do colégio, o clima de alegria tomou conta das mães e filhos durante as apresentações e depois em café da tarde servido. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza os estudantes que organizaram as homenagens e a diretora Leda Maria e sua filha, professora Ledinha, pela realização do evento.


Letícia Cezar com a mãe a irmã durante homenagem


Salão Social do Planalto Country Clube ficou lotado para a homenagem as mães

Jovens da APAE fazem homenagem para mães

Jovem declama poesia, auxiliado pela professora Gabriela Policeno

Os jovens da APAE realizaram na tarde desta sexta-feira, 11 de maio, uma homenagem em comemoração ao Dia das Mães. A atividade reuniu professores e pais e teve apresentação musical, coral e declamação de poesia. No ritmo do violão, os jovens cantaram músicas de Roberto Carlos e Adriana Calcanhoto. Foi emocionante todo o espetáculo. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza a todos pela organização da homenagem.


Mães ficaram emocionadas nas canções de Roberto Carlos e Adriana Calcanhoto

Black Party movimenta Aterrua Club


No sábado, 5 de maio, a danceteria Aterruá foi palco da 3ª edição da festa "Black Party". A atração no palco principal foi a apresentação do Trio Bravana. Nas pick-ups do segundo ambiente, com muita música eletrônica, deejays da cidade como Júlio Vial animaram as as dezenas de pessoas que participaram do evento. Na área VIP, além da tradicional badalação, a festa ficou garantida na comemoração do aniversário da nosas amiga Daiane Rocha. Confira algumas fotos nos clicks do blog JUVENTUDE BOITUVA.







quinta-feira, 10 de maio de 2012

Centenas de jovens são crismados na Igreja São Judas

Mikaelen e Fagner, do Projeto Lunos, foram crismados: parabéns aos dois!

 A Igreja São Judas Tadeu, no Jardim Esplanada, foi palco de uma belíssima cerimônia que crismou mais de 100 jovens de Boituva na noite do sábado, 5 de maio. O Arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues coordenou junto do padre Almir Scomparim a missa de crisma dos jovens boituvenses. A cerimônia teve início as 19 horas e duração de cerca de uma hora e meia.


A Igreja de São Judas ficou lotada de crismandos, amigos e familiares

A emoção tomou conta das centenas de amigos e familiares que acompanharam a cerimônia. A crisma é um sacramento da igreja católica que reafirma a fé no batismo cristão. Após as celebrações, os jovens se reúniram para fotografias ao final do evento. O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza a todos os participantes por este momento de tanta importância na vida religiosa e comunitária da nossa cidade!

Meus amigos Heitor e Igor com seus padrinhos



Erica, Diulia e Kelly após a cerimônia de crisma

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Luciano Frontelle: dedicação a juventude de Boituva

Luiz Carlos, Luciano e eu comemorando o aniversário: luta pela juventude brasileira

O nosso amigo Luciano Frontelle completa nesse dia 6 de maio idade nova: 22 anos. Fazemos questão de homenagear nesse espaço este jovem que tanto tem feito nos últimos anos pela juventude da nossa cidade. Frontelle atualmente é diretor de oficinas do nosso projeto LUNOS, que trabalha educomunicação com adolescentes da rede pública de ensino de Boituva.

Em setembro do ano passado, contribuiu com todo o processo de organização da primeira conferência municipal de políticas públicas da história da nossa cidade, que  foi realizada no dia 17 de setembro no grupão. Depois, coordenou o trabalho de capacitação com as 30 pessoas que representariam Boituva e Iperó na etapa estadual da conferência. Luciano é membro ativo e dos mais participantes também do nosso Fórum  Municipal de Juventude, contribuindo com idéias e coordenando encontros.

Por toda dedicação com os jovens de nossa cidade e por emprestar seu conhecimento, adquirido ao longo de quase uma década de trabalhos envolvendo políticas públicas de juventude, o blog JUVENTUDE BOITUVA homanageia e parabeniza nosso amigo Luciano Frontelle por mais este aniversário. Esperamos pode contar sempre contigo nos trabalhos em nossa comunidade!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lunos realiza campanha pelo voto aos 16 anos

Na escola João Moretti, o pessoal do Grêmio fez sua parte e tirou o título

O projeto LUNOS está realizando nas escolas de ensino médio de Boituva a campanha "VOTO 16". O trabalho de conscientização para exercício da cidadania está sendo feito para alertar os adolescentes sobre o final do prazo para tirar o título de eleitor, que termina dia 9 de maio perante a Justiça Eleitoral. No dia 7 de maio, foram visitadas salas de aulas das escolas estaduais João Moretti e Alferes Mário Pedro Vercellino. No dia 8, o trabalho segue nas escolas públicas e particulares da cidade.

"O objetivo desse trabalho é promover o exercício pleno da cidadania. O jovem hoje pode e deve particar ativamente do processo de escolha dos nossos representantes. Nosso país viveu um longo período de trevas e muitas pessoas deram sua vida para a obtenção desse direito. É um orgulho para nós do projeto Lunos podemos incentivar que esses jovens participem do futuro de Boituva", disse o diretor presidente do Lunos, Luiz Carlos Paes Vieira.

#JUVENTUDEBOITUVA

Quem tem 16 anos ou completa até o dia da eleição deve procurar o cartório eleitoral da cidade até as 18 horas do dia 9 de maio. Para tirar o título de eleitor, é necessária apresentação somente do RG. Em menos de 5 minutos, o adolescente estará cadastrado na Justiça Eleitoral e apto a votar na eleição que vai escolher os vereadores e o prefeito de Boituva no dia 7 de outubro.

Escola Estadual Vercellino participou da campanhaa

"O nosso trabalho é de combate a apatia juvenil. O adolescente e o jovem em geral pode e deve participar dos debates e da construção política da nossa cidade. Assim, temos a esperança de ter um futuro melhor, de promovermos as mudanças para melhor no dia a dia da juventude da nossa cidade", disse Rodrigo Calzzetta Freire, que representou Boituva na Conferência Nacional de Juventude em Brasília no mês de dezembro


Andrezza Andrade, vice presidente do Grêmio: "Votar é exercer nossa cidadania"


Márcia e Luana, do Vercellino: campanha mobiliza mais de mil estudantes



Patrícia Leite: "Não adianta só reclamar. Temos que fazer nossa parte e participar"



Getúlio Monteiro: "Os adolescentes devem participar na escolha dos nossos representantes"


Daniele Adão: "Votar é escolher o que queremos para nosso próprio futuro"


Bruno Holtz: "Fiz questão de tirar meu título para ajudar na construção da nossa cidade"



Jéssica Mille: "Nós jovens temos que cumprir nosso papel e votar, mesmo sem sermos obrigados"



Patrícia Birello: "Temos de nos conscientizar do quão importante é nossa participação para o futuro"