Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Campanha eleitoral para o Grêmio movimenta João Moretti




Representantes das 4 chapas com a coordenadora Rosângela Campos
Os mais de 800 estudantes dos períodos da manhã, tarde e noite da Escola Estadual João Moretti estão vivendo clima de eleições nesta semana de 26 a 30 de março. Quatro chapas com 11 membros cada uma disputam os votos para compor a diretoria que vai administrar o Grêmio Estudantil da escola. As chapas ‘Renovação’, ‘Jovens de Atitude’, ‘Voz Ativa’ e ‘Atitude Estudantil’ estão desenvolvendo a campanha sala a sala para expor para os estudantes e eleitores suas propostas de governo e idéias para atuação na escola e na comunidade em geral.

Na semana passada, os 44 candidatos a presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretários e diretores confeccionaram os materiais de campanha. Logotipos, cartazes e panfletos foram produzidos para apoiar a explanação das idéias de campanha nas salas de aula. A partir da segunda-feira, após definição em sorteio, as chapas se alternaram nas salas de aula para falar para os estudantes sobre as plataformas de governo.

Última reunião com as chapas definiu datas e formas da campanha eleitoral

O processo é resultado de trabalho iniciado há pouco mais de um mês, quando membros do Projeto Lunos de Educomunicação foram convidados pela direção e coordenação da escola para auxiliar no processo de organização do Grêmio. O trabalho faz parte de componente curricular “Cidadania Escolar” do Lunos, que integra a participação nas aulas do projeto com atuação na comunidade escolar.

O trabalho iniciou com visita sala a sala e explicação do funcionamento do grêmio. Depois, assembléia geral que reuniu mais de 50 estudantes fundou a entidade. Daí, formaram-se as chapas e deu-se início ao processo de campanha. As eleições acontecem na próxima terça-feira, dia 02 de abril, no três períodos.

4 chapas disputam o processo eleitoral para a diretoria do Grêmio Estudantil

“Estamos todos achando esse processo muito interessante. A mobilização estudantil é importante para que eles ganhem independência e aprendam a lutar pelos seus direitos, lembrando sempre que antes vem os deveres. A experiência está sendo legal e cumprindo a proposta da escola que é fazer nossos estudantes se interessarem pela prática da cidadania”, disse ao blog JUVENTUDE BOITUVA  a coordenadora Rosângela Campos.

Rodrigo Calzzetta Freire, do Lunos, durante explicação nas salas de aula

Estudantes após a fundação do Grêmio  na sexta-feira, 02 de março

sexta-feira, 23 de março de 2012

Escola Esmeralda empossa diretoria do Grêmio Estudantil


Ex-gremistas participaram da posse na quadra da Escola Professora Esmeralda

A Escola Municipal Professora Esmeralda Bertolli Labronici realizou na manhã dessa quinta-feira, 22 de março, a posse da nova diretoria de seu Grêmio Estudantil. Dezenas de estudantes participaram de solenidade que foi realizada na quadra da escola. A chapa “Adolescentes Responsáveis” foi eleita com 251 votos. Em 2º lugar, ficou a chapa “Jovens Unidos pela Educação” e em 3º lugar a chapa “Responsabilidade.

A direção da escola preparou uma atividade diferenciada para a posse dessa nova turma. Convidou ex-estudantes que tiveram participação em outras gestões da entidade. O ex-alunos Guilherme Palermo, Gabriela Freitas, Juliana Ferraz e Rodrigo Calzzetta Freire participaram da posse dos nove doze membros da diretoria.


A nova diretoria toma posse num momento importante pelo qual passa a escola Esmeralda. Entre as principais novidades, estão as diversas obras de melhoria que estão sendo realizadas no prédio da escola, como a reforma total dos banheiros, que agora terão design moderno e um novo espaço para deficientes físicos. O laboratório de informativa também está recebendo melhorias e há também as reformas externas, que estão sendo realizadas para melhorar a funcionalidade da escola.

A chapa "Adolescentes Responsáveis" teve 251 votos e fará mandato de um ano


Alguns membros da nova diretoria discursaram após a leitura da ata de posse. Entre as principais propostas de campanha, a chapa “Adolescentes Responsáveis” deu prioridade a melhorias e maior acesso ao uso de espaços da escola e desenvolvimento de ações para aumentar a integração dos estudantes.

O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza a escola municipal Professora Esmeralda pelos nove anos de fundação e incentivo ao grêmio estudantil, e deixa uma parabenização especial a todos estes estudantes que participaram desse processo, que a cada ano mantém vivo esse trabalho que combate a apatia juvenil e promove a integração dos estudantes entre eles e com a comunidade em geral.

terça-feira, 20 de março de 2012

Boituvenses participam de batismo no Teatro Bolshoi


O arte-educador Jessé da Cruz, Gustavo, Roni e Willian na cerimônia de batismo do Bolsoi

Nossos meninos de Boituva que compõem desde o ano passado o Bolshoi Brasil, Gustavo Henrique Soares, Roni Campos da Silva e Willian Marques  participaram no dia 15 de março de um batismo dos novos integrantes da escola. Em Joinville, Santa Catarina, nossos meninos subiram ao palco do Teatro Juarez Machado e, junto de outros 104 calouros de primeiras séries e turmas avançadas fizeram uma apresentação em reverência ao público.

O espetáculo marcou os resultados de 12 anos de trabalhos da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, dedicados a difusão da arte da dança e a formação de artistas preocupados com a cidadania do país.

Mais de 100 calouros e veteranos participaram do batismo: sucesso!


“Bolshoi” em russo quer dizer “grande” e, com doze anos completados, a instituição dá continuidade ao seu trabalho cujo foco principal é evoluir e proporcionar ainda mais oportunidades para crianças e jovens brasileiros”, disse ao blog JUVENTUDE BOITUVA o nosso querido amigo e arte educador, Jessé da Cruz, que acompanha nossos meninos nessa trajetória de sucesso.

Acompanhe a primeira matéria publicada em nosso blog, quando os meninos fizeram a última apresentação oficial em Boituva antes de embarcar para o Sul atrás de seus sonhos: http://www.juventudeboituva.blogspot.com.br/2012/02/boituvenses-iniciam-na-escola-bolshoi.htm




sábado, 17 de março de 2012

Projeto LUNOS de Educomunicação inicia segunda turma


É HORA DE EDUCOMUNICAR!


A oficina "Primeiros Passos" recepcionou a nova turma do LUNOS

O Projeto Lunos de Educomunicação iniciou sua segunda turma nessa semana. Na tarde da quarta-feira, 14 de março, foi realizada a oficina “Primeiros Passos” com os jovens integrantes dessa nova turma. Durante a oficina, participantes se conheceram e receberam informações sobre o funcionamento das oficinas e atividades do Lunos.

A nova turma mescla estudantes das escolas estaduais João Moretti, Vercellino e de unidades escolares da rede municipal de ensino, com a escola municipal Professora Esmeralda Bertolli Labronice.

Nesta primeira oficina, o Diretor de Oficinas Luciano Frontelle, o presidente do Lunos, Luiz Carlos e eu iniciamos relatando um breve histórico das nossas atividades, apresentado por meio de um vídeo, fotos e cartas dos participantes da 1ª turma.

Participante alimenta página do Lunos no Facebook falando sobre Comunicação


Também fez parte da oficina uma introdução ao conceito de comunicação, que resultou em uma dinânima onde cada um dos jovens teve que "alimentar uma folha faminta" com sua opinião sobre o que é comunicação.

Como conclusão da atividade, aqueles que quisessem poderiam escrever sua opinião sobre "O que é comunicação?" na nossa fan page no facebook.  O curso vai aliar conceitos de educação e cidadania ao aprendizado e manuseio das ferramentas de comunicação, como jornal, rádio, internet e televisão.

O blog JUVENTUDE BOITUVA apóia essa iniciativa e deseja muita sorte aos novos participantes do Projeto Lunos!

Oficina tratou sobre temas envolvendo Comunicação




As folhas "famintas" foram alimentas com desenhos, frases e criatividade

quinta-feira, 15 de março de 2012

Fórum de Juventude debate importância do Conselho Tutelar

Abertura da 7ª reunião do Fórum Municipal de Juventude de Boituva, ontem na Câmara Municipal


O Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB) realizou na noite dessa quarta-feira, 14 de março, sua sétima reunião na Câmara Municipal de Vereadores, A atividade foi organizada para debater e discutir temáticas envolvendo a atuação e importância do Conselho Tutelar. O tema foi escolhido em decorrência da proximidade com a eleição do órgão, que acontece em Boituva no próximo dia 24 de março. O objetivo principal foi abordar quais são as principais funções, atribuições e demandas dos conselheiros tutelares em seu dia a dia. 

A participação intensa de adolescentes e jovens foi a principal marca dessa reunião. Mais de 50 pessoas participaram dos debates. Primeiro, o Diretor de Oficinas do Lunos, Luciano Frontelle, falou sobre a importância da mobilização de crianças e adolescentes nos processos políticos e participativos na sociedade. Após isso, Dona Alzira, que atuou muitos anos a frente do Conselho Tutelar de Boituva, falou sobre sua experiência na área e a relação do órgão com a sociedade em geral e com o Ministério Público.

Mais de 50 pessoas participaram do debate sobre a importância do Conselho Tutelar em Boituva


Após essas duas rodadas de conversa, com participação ativa dos membros do Forum de Juventude, o jornalista Luiz Carlos Paes Vieira falou sobre outro órgão importante no processo eleitoral do Conselho Tutelar: o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Ex-presidente do conselho da vizinha cidade de Capela do Alto, Luiz Carlos falou sobre o funcionamento e atribuições do CMDCA.

O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza todos os participantes da reunião de ontem. O sucesso dos debates só foi possível por causa da participação de todos! Parabéns e até a próxima reunião!


O presidente do Lunos, Luiz Carlos, falou sobre a importância do CMDCA


Adolescentes e jovens participaram ativamente da reunião


segunda-feira, 12 de março de 2012

Luan Santana reúne juventude no Centro de Eventos




A expectativa foi grande durante mais de dois meses para a primeira apresentação do cantor Luan Santana no Centro Municipal de Eventos. O show, que rolou pela edição do CARNABOITUVA, aconteceu na noite do sábado, 10 de março, e reuniu centenas de jovens para curtir alguns dos maiores sucessos do músico. A pista e os camarotes ficaram repletos de gente bonita. De acordo com a organização do evento, mais de 7.500 pessoas participaram do show. Você confere o click da moçada boituvense aqui no blog JUVENTUDE BOITUVA, que parabeniza todos os envolvidos na realização e organização desse mega evento em nossa cidade.



Fellipe e Renato, da organização, comigo e Luiz Carlos, na cobertura pela FOLHA DE BOITUVA





























Minha amiga Babi Cristina teve sorte e ganhou o sorteio de uma rádio para  conhecer Luan Santana


























































sexta-feira, 9 de março de 2012

Exemplo: FORMARE realiza formatura de jovens

SUCESSO: jovens do FORMARE celebram essa MEGA conquista

Ontem a noite foi muito especial para 16 jovens boituvenses que concluíram o curso de um ano no programa de treinamento e profissionalização FORMARE, mantido pela empresa ACE-Schmersal. No Jardim Esplanada, numa cerimônia de muito bom gosto e clima familiar, esses jovens receberam o certificado após um ano no curso de capacitação em Operador de Processos e Montagem Eletrônica.

Este programa de treinamento é um dos melhores mantidos para jovens em nossa cidade. Agora, uma segunda turma realiza aulas para a mesma capacitação. Nessa primeira turma, a maioria já está empregada, muitos deles na própria empresa que aplicou o projeto. A busca pela profissionalização e a luta por um futuro melhor com certeza passam pelos caminhos do estudo e do empreendedorismo. Dezenas de professores e colaboradores contribuíram para  a realização deste curso e da formatura.

ORGULHO: nossa grande amiga Bruna Medeiros, dedicada e esforçadíssima

Aqui, gostaria de deixar um mega beijo especial para a amiga Bruna Medeiros, que nos convidou para participar da solenidade. Deixo também um grande beijo de orgulho para as amigas Thaís Fabiana, Tainá Fogaça, Jaqueline Ramos e Thainá Alves. Todas estavam radiantes de felicidade pela conquista alcançada.

O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza todos esses adolescentes que se dedicaram durante um longo ano para se aperfeiçoar e crescer enquanto pessoa. Não existe caminho melhor para a construção de uma nação melhor senão pelo estudo e pelo trabalho. Parabéns também a todos os colaboradores da ACE, que permitiram que esse projeto tivesse um resultado tão brilhante na noite de ontem Parabéns a todos!



As formandas capricharam no visual e arrasaram na formatura: SUCESSO


Meu amigo Osni, padrinho da cunhada Thaís Fabiana


Exemplo para a juventude: educação e trabalho, caminhos para construir uma nação melhor


Parabéns a amiga Jacqueline Ramos, super simpática com o noivo, professor Ricardo Pereira