Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Escola João Moretti inicia criação de Grêmio Estudantil

Na primeira reunião, Luiz Carlos, professor Arione, diretora Claudinice, Rosângela e eu
 
Os jovens da escola estaudal João Moretti estão dando um grande exemplo de atitute e protagonismo. Nesta semana, iniciou-se o processo junto aos estudantes para a fundação do grêmio estudantil na escola de ensino médio. Hoje foram visitadas as salas de aulas de primeiro, segundo e terceiro colegial nos períodos da manhã e da tarde. As turmas da noite também receberão o convite para participar das primeiras reuniões que vão definir os procedimentos para fundação do órgão.

O processo para a fundação iniciou-se na semana passada, quando a Coordenadora Pedagócia Rosângela e a diretora da escola, professora Claudinice, reuniram alguns professores e convidaram o projeto Lunos de Educomunicação para representar a sociedade civil e auxiliar na estruturação do grêmio. A criação do órgão é desejo desde o início do ano na escola para dar vez e voz aos jovens estudantes.

Na sala de aula do 1º colegial, o professor Ricardo nos acompanha na explicação
Fomos chamados a participar do processo em decorrência de nossa intensa atividade durante a vida estudantil nesse segmento. Eu auxiliei na criação do grêmio estudantil na Escola Municipal Professora Esmeralda Bertolli Labroni, no ano de 2002.

A receptividade e entusiasmo dos estudantes foi grande. Todos interagiram junto das nossas proposições e ainda nessa semana participam de uma primeira reunião para conduzir a estruturaçã desse órgão. Num momento em que os jovens assumem cada vez mais o papel de autores em suas vidas, essa forma de participação cidadão e democrática é um belo exemplo da força que esse segmento da nossa sociedade tem cada dia mais.

Protagonismo: os jovens estão motivados para a criação do Grêmio Estudantil
O blog JUVENTUDE BOITUVA deixa aqui uma grande parabenização as professoras Isabel , Viviane ,  Cris Mori e todos os demais  que estão incentivando integralmente a criação do grêmios. Os parabéns ficam também aos principais protagonistas de toda essa história:: os estudantes, que ainda estão na faixa da adolescência mas já estão pensando, cada vez mais, enquanto adultos cientes de sua responsabilidade na comunidade.

Luiz Carlos falando para o terceiro ano no período da manhã




sábado, 25 de fevereiro de 2012

Grupo Teorema: exemplo do talento boituvense


Integrantes do grupo durante apresentação do musical "Arena Conta Zumbi"
O teatro de Boituva segue muitíssimo bem representado em toda nossa região. O Grupo Teorema foi sucesso total em festival realizado na cidade de Salto no dia 11 de fevereiro.

No palco do evento regional, o grupo de jovens boituvenses apresentou o já consagrado espetáculo “Arena Conta Zumbi”, um musical que narra a epopéia de Zumbi dos Palmares e encantou as platéias aqui em Boituva.

O talento do grupo encantou em Salto. O Teorema recebeu menções em 3 categorias: melhor direção (Glaucy Policeno), melhor ator (Guto Campos) e melhor conjunto de música ao vivo (Samuel Vaz, Mário Eduardo Nofuente, Jéferson H. de Oliveira e Eduardo M. dos Santos).




Gabriela Policeno em encenação durante a mostra musical
O blog JUVENTUDE BOITUVA parabeniza todos os integrantes deste que é um dos melhores grupos de teatro em nossa cidade. Praticar a cultura, num país que pouco incentiva essas ações, é um ato de verdadeiro heroísmo. O teatro tem a fórmula mágica de encantar todas as gerações e agregar diversão e conhecimento num mesmo espaço.

Um grande abraço a todo o elenco desses jovens boituvenses: Gaby Policeno, Giovanna Zilio, Aline de Oliveira, Débora Simonetti, Rosângela Fagundes, Samantha Duque, Guto Campos, Rafael Maffi, Davi Lima, Pedro Mesquita e Maria Eduarda Gomes Góes.

Juventude católica promove Retiro de Carnaval

Galera de Boituva marcando presença e dando exemplo durante o Retiro de Carnaval

Dezenas de jovens de Boituva passaram um carnaval regado a muita oração, amizade e confraternização. O feriado prolongado foi de muita harmonia para os integrantes do Grupo Católico de Oração Jovem El Shadai.

Os participantes, que integram as paróquias São Francisco de Assis e São Roque, reuniram-se em retiro na vizinha cidade de Porto Feliz. Durante os dias do acampamento religiosos, nossos jovens boituvenses tiveram uma grande integração com grupos de outras cidades, além de organizar atividades como louvores, cânticos e gincanas.

O blog JUVENTUDE BOITUVA registra esse momento onde jovens de nossa cidade promoveram um carnaval de discussões maduras, com o objetivo de promover a integração e construir opiniões para contribuir com o progresso de nossa sociedade. Fica também um grande abraço ao amigo Fabrício Almeida, coordenador de comunicação do grupo e que contribuiu para essa publicação.



Confraternização, louvores e gincanas: Retiro de Carnaval movimentou dezenas de jovens

Um por todos e todos por um!


Documento protocolado e endossado por 40 boituvenses: repúdio a agressão



No final da tarde da quinta-feira, 16 de fevereiro, um manifesto endossado por quarenta ativistas das causas da adolescência e juventude foi protocolado perante a Promotoria de Justiça.

O texto, encaminhado para a curadoria da Infância e Juventude, foi organizado por membros do Fórum Municipal de Juventude de Boituva e pede rigor do Ministério Público contra a agressora da adolescente que atua na Guarda Mirim, no Sistema da Zona Azul.

Na segunda-feira, dia treze, a menina de 16 anos foi vítima de violência física e moral após notificar um veículo que estacionou sem utilizar o cartão do estacionamento rotativo. A adolescente anotou a placa do carro e repassou para o agente de trânsito.

Uma das ocupantes do veículo não gostou de ser notificada pela infração e partiu para a agressão contra a garota. Após dar um tapa no rosto da menina, a mulher foi detida pelos comerciantes e pedestres indignados com a brutalidade do ataque.

A Polícia Militar foi chamada e conduziu todos para a delegacia. Lá, a mulher assinou o TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e, após isso, saiu pela porta da frente, sem maiores implicações (veja a íntegra da ocorrência aqui mesmo no blog, através do link http://www.juventudeboituva.blogspot.com/2012/02/agressao-contra-adolescente-um-tapa-na.html)

O documento protocolado pelo Fórum Municipal de Juventude tem como objetivo, primeiramente, manifestar nosso repúdio a agressão. Depois, o manifesto posiciona a opinião de que a legislação para esse tipo de crime deve ser mais rígida, afim de punir rigorosamente autores de covardias como esta presenciada em Boituva e coibir e inibir outras pessoas que pensem em praticar algum ato deste tipo, que fere a criança e o adolescente agredido e nossa sociedade em geral.




Estamos acompanhando o procedimento policial e judiciário, mantendo atualizados nossos leitores.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Agressão contra adolescente: um tapa na cara de Boituva

A lei para quem agride crianças e adolescentes PRECISA ser mais rigorosa!

INDIGNAÇÃO. Essa é a melhor palavra para definir a agressão insensata e desmedida que uma adolescente da nossa cidade sofreu na tarde desta segunda-feira, 13 de fevereiro. Por volta das quatro horas da tarde, uma guarda juvenil de apenas 16 anos de idade foi agredida a tapas por uma mulher em plena rua Coronel Eugênio Motta, no trecho entre a Praça da Matriz e o Shopping Vila D´Ouro.

A menina, que estuda na escola estadual Alferes Mário Pedro Vercellino, realizava sua função diária de fiscalizar e orientar os motoristas que utilizam a Zona Azul no centro de Boituva. Tudo corria normalmente, como num dia qualquer de trabalho. Entre suas atribuições, ela percebeu mais um veículo que havia estacionado sem utilizar o cartão pago do estacionamento rotativo.

Ela, como bem se conhece a legislação de trânsito e a lei municipal que regulamenta a Zona Azul em nosso município, não tem qualquer poder para multar e autuar algum condutor. A adolescente então, cumprindo seu dever, anotou a placa e passou para o Agente de Trânsito, que em seqüência lavrou a penalidade para a mulher infratora, uma das ocupantes do veículo.

A infratora, ao invés de se revoltar contra o fiscal do trânsito, resolveu descontar sua raiva (e toda sua ignorância) na frágil adolescente. Primeiro, vieram as agressões verbais (suprimidas desse relato em respeito a você leitor).

Não contente com os xingamentos, a mulher – residente em Cerquilho, revestiu-se de sua frieza e acertou um tapa em cheio no rosto da nossa adolescente. A indignação de comerciantes e pedestres que passavam pelo local foi proporcional a força do tapa.

A mulher foi segurada e contida. A Polícia Militar foi acionada e todo mundo foi parar na delegacia. Resultado: a agressora foi enquadrada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e seu veículo foi removido para o pátio por irregularidades.

A adolescente passa bem. Infelizmente, a agressora saiu livre, leve e solta pela porta da frente da delegacia após pouco mais de uma hora de registro da ocorrência.

Nossa lei, atualmente, ainda é muito branda.
Quem agride uma menina, de 16 anos, que está cumprindo sua função e trabalhando deveria ser, no mínimo, preso por um bom tempo para servir de exemplo e inibir outras pessoas que queiram descontar todo seu lado obscuro em pessoas indefesas.

O Fórum Municipal de Juventude repudia esse ato inaceitável ocorrido na principal rua da nossa cidade. Ainda essa semana, protocolaremos um ofício solicitando empenho da Curadoria da Infância e da Juventude do Ministério Público. Nossa sociedade funciona na base da pressão. Se cada pessoa fizesse sua parte quando presenciasse situações como esta, com certeza o volume de ofícios já teria tamanho para chegar nas mesas dos nossos Deputados e Senadores, que têm poder legal para deixar a legislação mais rigorosa.

Parabenização

Gostaria de deixar um agradecimento especial a amiga e camarada Cleide Souza Pinto, que foi das primeiras a defender a adolescentes, ajudou a acionar a força policial, conteve o desatino da “doida da Zona Azul” e se manteve firme na delegacia durante todo registro da ocorrência.

Quero parabenizar também as equipes do Instituto Ação Cidadão e do Trânsito, que também foram exemplares em prestar apoio a adolescente e acompanharam o registro da ocorrência até o final.
 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Glória Ventura: diploma na mão e solidariedade na cabeça!

Paulinho Berggren, Glória Ventura e eu após a cerimônia de colação de grau

Sucesso! Essa é a palavra para definir a conclusão de uma jornada que a querida amiga Glória Ventura vivenciou na noite de ontem, 8 de fevereiro, no auditório do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp/Itu). O blog JUVENTUDE BOITUVA homenageia nest post uma garota que é grande exemplo de coragem e determinação para os jovens de nossa cidade.

Depois de árduos 4 anos, a jovem boituvense titulou-se Bacharel no curso de Serviço Social. Foram meses e meses de uma rotina pesada. Acordando todo dia as 5 da madrugada, logo as 7 da manhã estava nas primeiras fileiras assistindo as aulas que seriam o passaporte para ela no mundo das Assistentes Sociais.

Eu, evidente, não poderia faltar nessa cerimônia tão simbólica quanto importante. Tenho uma história particular e de muita empatia com a Glória. Há quatro anos, eu já mantinha forte amizade com seu namorado, o amigo Paulinho Berggren. Precisamente em setembro de 2007, "insisti" para que ele me acompanhasse numa noite de show da Boituvana - tradicional festa de rodeio em nossa cidade.

Serviço social: sacerdócio em prol das pessoas


Relutante no início, aceitou o convite e lá se foi comigo já no nosso terceiro dia de festa. E justo naquela a nossa formanda, ainda recém saída do Ensino Médio na época, estava por lá. Coincidência ou não, o fato é que depois de serem apresentados um ao outro, os dois saíram daquele recinto de festas praticamente  namorando. 

E o resultado está aí nas fotos: quatro anos depois, Paulinho e eu participando da cerimônia de formatura da faculdade dela. Como me formei no ano passado (e diga-se de passagem os dois estiveram até na minha aparesentação de TCC na Uniso), agora é só esperar para participarmos da formatura do Paulinho, que com certeza acontece em breve.

Glória, muito sucesso na sua carreira daqui para frente. O que aconteceu ontem foi somente um marco de uma etapa vencida. A batalha ganha agora novos tons, com desafios muito maiores. Competência você tem de sobra. Trabalhando com dedicação, o resto chega como uma consequência quase que fatal.

Parabéns e Felicidades!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bola de Neve: seriedade, energia e dinamismo

Galera pra lá de animada logo após o culto na sede da Bola de Neve em Sorocaba

O final da noite desse domingo, 05 de fevereiro, foi muito especial. Convidados pelos amigos Eduardo Soares e Chaiane Carriel, parti para Sorocaba junto do Luiz Carlos e da Bruna Medeiros. Qualquer um pode pensar que seria mais um desses passeios para algum barzinho ou, quem sabe, compras no shopping.

Mas a viagem desse domingo não foi dessas comuns, de dar uma volta para ver o movimento. A descontração e o alto astral, não diferente de um passeio, foi grande também. Participamos de um dos já famosos cultos na Igreja Bola de Neve. A sede, instalada no final da Zona Norte de Sorocaba, dava gosto só de olhar. Um espaço grande, chamativo, bem cuidado e convidativo. Muitos jovens por lá.

Eu, particularmente, nutria especial curiosidade já há cerca de um ano, quando fiz uma matéria na FOLHA DE BOITUVA e entrevistei a primeira galera que fundou a célula em Boituva.

O slogan que rege os trabalhos da igreja "In Jesus We Trust" logo foi compreendido por nós. Louvores e adorações notadamente sinceros começaram a se desenhar regados por cânticos de primeira qualidade. Fosse na voz masculina ou feminina, a banda no altar manteve a afinação durante as quase três horas de culto.

Gente, eu disse três horas? Foi tão descontraído e divertido que nem percebemos a hora passar. É claro, preciso elucidar bem essa passagem para que não seja mal interpretada. O encontro é sim muito animado, de fato. Porém, o tom de seriedade se mantém durante todo o momento. Principalmente no momento da palavra, ministrado pelo jovem David Fantazzini, brilhante no seu papel de líder daquele grupo de jovens.

Num resumo do que aprendemos lá naquela noite (resumo pobrezito, o bom mesmo é sentir a energia que emana de cada ato lá dentro), aprendemos sobre liberdade e opções de escolhas. Tudo muitíssimo bem amparado pelas passagens bíblicas. A linguagem que já atravessa os séculos sem alteração praticamente ganha roupagem nova, atual, com total base no nosso cotidiano.

E foi isso principalmente o que nos conquistou na Bola de Neve. Credos e crenças a parte, o encontro reúne idéias e discussões acerca de temas atuais, numa linguagem de fácil compreensão e principalmente de fácil aplicação nas situações do nosso dia a dia.

Fica um beijo especial para nossa galera de Boituva, que comparece em peso por lá. Logo estaremos no encontro da célula aqui em nossa cidade. Temos certeza de que a satisfação será a mesma.

E claro, um super beijo pras minhas amigas Daiane e Marcela Carvalho, com quem estudei um bom tempo no curso técnico de Administração no Fernando Prestes e há já um tempo eu não via!

Fica a dica para todos, no mínimo, conhecerem esse trabalho dessa moçada que é animada na fé e exemplo na conduta cristã!

Beijos e abraços a todos!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PMDB empossa Juventude em Sorocaba



Na noite desta terça-feira, 31 de janeiro, o PMDB de Sorocaba empossou a executiva que representa os jovens da sigla. A solenidade de lançamento do “PMDB Jovem” reuniu diversos representantes de partidos sorocabanos e imprensa em geral, convidados pelo presidente do partido, o pré-candidato a prefeito e presidente municipal do PMDB, Renato Amary.

Na foto comigo, o jornalista Luiz Carlos Paes Vieira, o presidente municipal do PC do B de Sorocaba, Renan dos Santos e o ex-deputado federal Renato Amary. 

Boituvenses iniciam na Escola Bolshoi



Jessé com os meninos que iniciam no Bolshoi e na Cia. Faces Ocultas

Emocionante e cheia de entusiasmo. Assim foi a apresentação que marcou a despedida de três jovens de Boituva que vão compor os quadros da maior escola de teatro e música do planeta: o BOLSHOI. A noite de domingo, no auditório da FIB, eternizou os passos talentosos dos boituvenses Roni Campos, Gustavo Soares e Willian Marques.

O trio está embarcando para Santa Catarina. No ano passado, os meninos passaram num dos processos seletivos mais rigorosos do mundo. Agora, vão fazer um curso de oito anos para integrar o grupo que viaja o planeta realizando algumas das maiores apresentações de dança. A estadia será orientada pelo amigo, incentivador e integrante do Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB), professor Jessé Cruz, que também irá atuar neste ano na cidade catarinense de Joinville.

O espetáculo “Amizade”, apresentado no domingo na FIB, foi realizado para auxiliar na arrecadação de fundos visando auxiliar os meninos no custeio dos primeiros meses de estadia. O engajamento dos jovens que abraçaram a causa e auxiliaram para o sucesso da apresentação foi um dos destaques.

Durante a mostra musical, também foi feito o anúncio de que outros três jovens de Boituva foram aprovados e vão participar do grupo ‘Faces Ocultas’, que tem reconhecimento e faz trabalhos em todo o país.

Muito boa sorte agora ao grupo dos Independentes Urbanos, que realiza um belo trabalho em nossa cidade. Trabalho esse que além de encantar as pessoas da nossa cidade, agora exporta jovens talentos boituvenses.

Parabéns pela sua gigantesca contribuição para a juventude  de Boituva,  Jessé


Muito sucesso também a estes seis jovens que agora vão levando o nome de Boituva para os cantos desse país e desse planeta.

Um boa sorte e agradecimento especial ao amigo Jessé, com quem tivemos grande prazer de fazer diversos trabalhos ao longo desses últimos anos. Sua garra, determinação e força de vontade é mais um grande exemplo de força na juventude de Boituva.

Parabéns a todos!

Juventude promove audiência pública


Juventude protagonizou debate na audiência pública


Os membros do Fórum Municipal de Juventude de Boituva (FMJB) promoveram na segunda-feira, 23 de janeiro, a audiência pública que discutiu sugestões de alteração na lei que regulamenta o reembolso de transporte universitário e escolar intermunicipal. O debate, feito na Câmara Municipal, foi realizado junto com a Secretaria Municipal de Educação.

Desde novembro, após reunião com a prefeita Assunta Labronici, os jovens do FMJB participam de reuniões protagonizando os encaminhamentos para melhoria da lei. A ação sempre objetivou a busca por uma distribuição mais justa nas concessões dos auxílios para os estudantes.

A pauta do debate é de extrema importância para a juventude boituvense. Com a possível economia conquistada nas alterações sugeridas, foi firmado compromisso da prefeita de que o valor será investido integralmente em ações para a juventude da nossa cidade.

A platéia de participantes foi composta principalmente por jovens usuários do reembolso

Agora, a Secretaria de Educação desenvolve uma minuta de projeto de lei, que será enviada para análise e votação na Câmara de Vereadores.

Mais informações sobre essas sugestões podem ser solicitadas através do email fmjboituva@hotmail.com.